Neste sábado, 17, a Diocese de Nova Friburgo realiza o 1º Fórum Diocesano das Pastorais Sociais. O evento acontece das 8h às 15h30, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, sede do Vicariato Episcopal Sede, que fica no bairro de Olaria, em Nova Friburgo. São aguardados aproximadamente 100 participantes. O encerramento acontece com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

O tema deste fórum é o quarto capítulo da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” de autoria do Sumo Pontífice, Papa Francisco: "A dimensão social da evangelização", e o lema: "Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo" (EG). O encontro tem por objetivo a troca de experiências, articulação e organização entre as diferentes dimensões de trabalho das Pastorais e Movimentos Sociais, conhecer as iniciativas da missão eclesial-social existentes na Diocese e o debate sobre os desafios e propostas de trabalhos à luz dos ensinamentos da doutrina social da Igreja Católica.

Participam do evento Sacerdotes, Diáconos e os coordenadores diocesanos, vicariais e paroquiais das Pastorais: Criança, Sobriedade, Aids, Cultura, Saúde, Embarcados e Terceira Idade; do Movimento Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e da Cáritas Diocesana. 

Vale destacar que a Paróquia Nossa Senhora das Graças fica localizada na Praça 1º de Maio, s/nº, Olaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-5702 ou pelo email: vepiscopalsede@gmail.com.

 

Programação

 

O Bispo Diocesano abre oficialmente o evento. Logo após, acontece a primeira reflexão com o tema: “As repercussões comunitárias e sociais do querigma”. Na sequência inicia-se uma dinâmica em grupos e é feita uma pausa para o almoço. Pela tarde todos participam da plenária dividia em grupos. Logo após, é feita a segunda reflexão com o tema: “A inclusão social dos pobres”, com repercussão do tema na plenária. Encerrando as atividades acontece a Celebração Eucarística. 

 

Texto: Grasiele Guimarães

 

Forúm Diocesano das Pastorais Sociais é realizado em Nova Friburgo

Evento abordará Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” de autoria do Papa Francisco